Atom Memorial

Level of description

Fonds

Extent and medium

0,62m lineares; 270 itens (manuscritos)

Context area

Name of creator

Pinheiro, José Feliciano Fernandes (1774-1847)

Biographical history

Archival history

Conjunto documental privado deixado pelos descendentes da Família Câmara no processo de desapropriação do prédio "Solar dos Câmara" pela Assembleia Legislativa do Estado do RS, em 1º de outubro de 1981 (Decreto Legislativo 4.289). Inicialmente, os documentos foram classificados manualmente em coleções pessoais e espécie documental, enquanto custodiados na Biblioteca Borges de Medeiros. Em 2017 a documentação foi transferida para o Memorial do Legislativo. Em 2018, face ao bicentenário de construção do prédio pelo Visconde de São Leopoldo, os documentos foram reavaliados e reclassificados em Fundos de Arquivos Pessoais determinado pelo quadro de arranjo, desenvolvido em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS)

Immediate source of acquisition or transfer

Transferência interna, Divisão de Biblioteca da Assembleia Legislativa, em 1º.02.2017, conforme documento 2017-03-14/8

Content and structure area

Scope and content

Os documentos refletem as atividades do Visconde de São Leopoldo, desde o período em que o graduou-se em Portugal, passando pelos ofícios que exerceu, até sua morte. Além disso, há documentos complementares do período entre 1943-1997

Appraisal, destruction and scheduling

Arquivo Permanente Histórico

Accruals

Poderá haver incorporações futura da família ou de outras instituições

System of arrangement

O fundo encontra-se organizado em cinco séries:
Documentos Pessoais, contendo as Subséries: Registros Financeiros e de Bens (BR MLRS VSL.DOC_PES.RFB); Correspondências pessoais (BR MLRS VSL.DOC_PES.CP); Diplomas e Títulos (BR MLRS VSL.DOC_PES.DIP)
Trajetória Profissional, com as Subséries: Estudos do Ofício (BR MLRS VSL.TRJ_PRO.EO); Fase Política (BR MLRS VSL.TRJ_PRO.FP); Fase Militar (BR MLRS VSL.TRJ_PRO.FM); Fase Provedor Santa Casa (BR MLRS VSL.TRJ_PRO.FSC) e Fase da Alfândega (BR MLRS VSL.TRJ_PRO.FA)
Produção Intelectual, que corresponde à obra Anais da Província (BR MLRS VSL.PRO_INT.AP)
Bilhetes, Anotações e Fragmentos (BR MLRS VSL.BIL)
Documentos Complementares (BR MLRS VSL.DOC_COM)

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Sem restrição. Acervo em processo de organização e descrição. Alguns documentos poderão estar inacessíveis devido ao seu estado físico de conservação.

Conditions governing reproduction

Os documentos podem ser transcritos ou fotografados (sem uso de flash). No caso de fotos é necessário a assinatura do Termo de Cessão de Imagens

Language of material

• German
  • Spanish
  • French
  • Latin
  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Há muitos documentos incompletos e em estado precário de conservação que prejudicam a identificação do conteúdo, datação, etc. É imprescindível o manuseio cuidadoso e noções de paleografia.

Finding aids

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. Memorial do Legislativo; INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RS. José Feliciano Fernandes Pinheiro (Visconde de São Leopoldo): acervo pessoal. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, 2018. 108 p. (Série Guia de Acervos; n. 1). ISBN XXXXXXXXXXXXX. Disponível em: <www.al.rs.gov.br/memorial>.

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Instituto Histórico e Geográfico do RS

Related descriptions

Notes area

Note

A maioria da documentação está fragilizada e necessita de restauração (2018). Consulta aos documentos conforme avaliação da equipe técnica.

Alternative identifier(s)

Access points

Place access points

Description control area